Fazer a escolha do acabamento certo que a pedra deverá receber depende principalmente de onde ela vai ser usada. Citaremos a baixo os mais utilizados:
POLIDO:
É o acabamento mais típico para bancadas. Ele é indicado principalmente para áreas internas e tem como vantagem ser de fácil manutenção. Além da praticidade, o principal objetivo deste tratamento é realçar a beleza natural da pedra, pois é através dele que os desenhos e as cores são acentuados. O aspecto final é uma superfície lisa com um brilho reflexivo que deslumbra os observadores.
LEVIGADO: O acabamento levigado, ou semipolido, costuma ser mais usados em áreas externas, mas também tem sido muito utilizado nos ambientes internos em projetos que buscam o efeito “rústico leve”. Para se obter esse efeito, a superfície é lixada com abrasivos até deixá-la lisa. Seu aspecto é opaco. Emboara bancadas possam também receber esse acabamento, ele torna o material mais propenso a manchas.
FLAMEADO: Nesse processo, que apenas o granito pode receber, a superfície da pedra é tratada com aplicação de flamas de fogo através de um maçarico. Dessa forma, o granito é queimado a temperaturas extremamente altas, o que faz com que os grãos localizados na superfície da pedra se rompam e mudem de cor. Seu acabamento final é áspero e com aparência um pouco mais envelhecida pois a rocha acaba ficando um pouco mais clara, dando uma aparência rústica esbranquiçada.
ESCOVADO: Uma técnica que chegou há pouco tempo no mercado de rochas é o acabamento escovado ou conhecido também como acabamento em couro. Seu efeito é uma superfície rugosa, acetinada e leve ao toque. A textura em si pode variar de peça para peça e certos materiais podem ter maior rugosidade que outros. Diferente dos outros acabamentos mais rústicos citados anteriormente, o tratamento escovado permite ao granito uma maior resistência a manchas.
Anotou as dicas? Então faça um contato e tire todas as suas dúvidas! Envie um Whatsapp para 21 985753003
Comments